Perila – A semente da saúde

Perila BrancaDepois de um tempo em falta, recebemos neste último sábado um novo lote de Perila Branca (foto ao lado feita hoje). Esta semente é muito importante na alimentação de pássaros granívoros, por ser rica em óleos Omega 3 e 6.  Estes são importantes na promoção de um canto melodioso e  plumagem exuberante. Auxilia a muda de penas e é promotor da fertilidade. Sua ação anti-inflamatória torna o produto um excelente protetor contra danos nas mucosas, principalmente dos intestinos. Os óleos que compoem a semente conferem  brilho e elasticidade às penas contendo substâncias que permitem revigorar, recuperar a saúde  e  também capacidade nutritiva notável. Atua de forma eficaz no bom funcionamento do aparelho digestivo das aves.

Esta semente é apreciada pela maioria dos pássaros por ser extremamente saborosa e macia. Na ilustração deste Post, utilizei duas espécies de Pintassilgos, o tradicional Pintassilgo Pinheirinho e o Pintassilgo da Venezuela, conhecido também como Tarim, por um motivo muito óbvio: Pintassilgos são grandes apreciadores de Perila. Eu particularmente, crio o Pintassilgo da Venezuela como hobby, e eles adoram a Perila, mas este é assunto para um próximo Post, pois neste vamos falar mais sobre a Perila.

Alguns criadores não utilizam a semente frequentemente, por ser muito oleosa. Há prós e contras neste assunto. Em meu caso, eu sirvo a mesma diariamente através da Mistura Natural Pintassilgo e quando há filhotes, disponibilizo uma dose extra de Perila através da  Unha Grande Christino . A fêmea acaba por utilizar além da Farinatta Intensive Red a própria Perila para o trato dos filhotes.

Apesar de ser muito utilizada para Pintassilgos,  todos os pássaros granívoros apreciam, tanto é que utilizamos o grão nas misturas da linha extra para Curió, Bicudo, Canário da Terra e Canário do Reino – Pintagol.  Se você nunca serviu Perila ao seu pássaro, faça o teste e confira os resultados.

Semente de origem asiática, é oferecida em duas variedade, a Branca e a Café, também conhecida como Perila Marrom. Há pássaros que preferem mais a Branca e outros a Café. Se o consumo da mesma for pequeno, aconselhamos tratar a mesma com Prevent, para evitar a formação de parasitas, fungos e bactérias. Neste caso adicione 5 gramas por kilo de semente.

PerilaNos países asiáticos a planta Perila também é utilizada para fins decorativos, mas o principal  uso é na produção de óleos aromáticos e comestíveis.

Nome científico: Perilla frutescens

Uso da semente na criação de Pintassilgos

As informações abaixo foram extraídas de depoimentos de criadores, sobre o uso da semente.

Várias espécies de pintassilgo e de outros fringilídeos, com abdome inchado, avermelhado e com diarréia, em torno de 6 a 10 dias de administração contínua, a saúde foi completamente restabelecida.

Por ser uma semente rica em óleo, a adminstração deve ser controlada e normalmente não mais que três vezes por semana (meia colher de café por pássaro).

Por 6 a 10 dias consecutivos para pássaros ariscos, para aqueles debilitados, com abdome inflamado, diarréia, debilitados por tratamentos com antibióticos e quimioterápicos.

Composição química das sementes de perila:

Água: 5,3% –
Proteína 22,6%
Estrat. Nitrogenados 10,6%
Lipídeos 43,2%
Fibras 14%
Cinzas (inclusive cascas) 4,3%
Extrato não azotado 10,6%.

Conteúdo de ácidos graxos do óleo da perila:

Ácidos graxos saturados – 7,25%
Ácido Oléico:                     – 18,50%
Ácido Linoléico:                – 13,50%
Ácido Linolênico:              – 60,00%

Modo de usar em cada período:

Período de repouso: (do término da muda ao início da preparação para o acasalamento); meia colher de café por pássaro, três vezes por semana  (duas vezes para os pássaros que tendem engordar);

Período da muda: Durante a  muda, quando o organismo das aves se acha no máximo esforço de renovação de plumagem, pode-se praticar uma administração diária, por 8 a 10 dias consecutivos, com a advertência de colocar as aves mais predispostas em voadeiras amplas pouco aglomerados. O alto percentual protéico e do óleo perfeitamente digerível permitem uma veloz replumagem, com penas fortes e reluzentes, Além disso, conferem uma boa funcionalidade do aparelho digestivo, prevenindo muitas disfunções intestinais, que freqüentemente se acentuam durante o delicado período da muda.

Para adquirir este produto, acesse:
http://www.terradospassaros.com/loja/busca.asp?p=perila&tabela=produtos

This entry was posted on domingo, maio 17th, 2009 at 17:23 and is filed under Loja. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. Both comments and pings are currently closed.

6 Responses to “Perila – A semente da saúde”

  1. agosto 14th, 2009 at 9:39

    Paulo Flores Fernandes says:

    Gostaria de saber se posso misturar na ração do dia a dia , e em que proporção por Kilo , principalmente agora na época de reprodução.

    Abraço

    Paulo

  2. agosto 14th, 2009 at 22:46

    Loja says:

    Paulo,

    Sim você poderá utilizar a semente em sua mistura de sementes. A proporção seria em torno de 10%. Esta quantidade varia de acordo com as necessidades.

  3. setembro 11th, 2009 at 22:47

    Jorge says:

    Eu tenho dois curios pardos. Quero saber se posso administrar perila para eles. Qual o benefício desta semente para eles? Existe algum problema em deixar esta semente num pote separado? Qual o tempo que devo administrar essa semente?

  4. setembro 13th, 2009 at 13:24

    Loja says:

    Sim você pode servir a semente separadamente. Não há problema, desde que o pássaro continue se alimentando com as demais sementes.

  5. novembro 21st, 2010 at 21:11

    gerson g garrido says:

    para quais passaros pode ser dado essa semente; para canarios belga sim ou naõ e qual as sua s prioridades e vitaminas.

  6. dezembro 29th, 2010 at 21:16

    carlos adalberto says:

    amigo sou criador de galo da capina posso dar perila para eles i gual a vantagen deles comer perila